quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ressaca

Afinal de contas o que é ressaca?


 

Pelo mini Aurélio ressaca sf. 1. Refluxo de uma vaga, ou o encontro dele com nova onda 2. Brás. Investida, contra o litoral, das vagas do mar muito agitado. 3. Fig. Inconstância, volubilidade. 4. Fig. Indisposição que, por vezes, se segue à embriaguez.

    Poderíamos descrever um texto enorme tentando explicar o que significa o numero 1 desta definição e afinal de contas por que o Sr. Aurélio resolveu colocar isso como número 1, mas infelizmente a minha imaginação não chegou a tais profundezas e por isso resolvo pular este tópico. A definição de número dois só valeria a pena ser explorada se eu fosse morador de uma cidade litorânea ou surfista. Já a definição número 3 é auto-explicativa. Portanto o alvo deste texto é o que o nosso amigo Aurélio considera a definição number four.

    Claro que para muitos bebuns (vale a pena visitar http://bebuns.com/historia.htm) essa definição já esta completa, mas ao meu ver o querido Aurélio colocou muito bem "...que, por vezes, segue a embriaguez..", porque nem só de embriaguez se vive uma ressaca.

    Quero citar a não menos famosa ressaca psicológica, que é quando se realiza algo fora dos "padrões pessoais" e diversas vezes sentimos a ressaca psicológica.

    Ressaca pela definição 2 é uma investida contra o litoral. Podemos dizer que o mesmo ocorre na ressaca psicológica, o mar avança sobre as terras para que se apaguem as realizações antes desenhadas na areia.

    Ressaca, portanto se trata de um arrependimento, que o corpo coloca diante de novos acontecimentos, ressaca é o medo que temos após sair de nosso mundo protegido, quando estouramos a bolha onde vivemos e nos sentimos desprotegidos.

    A Ressaca pode ser comparada com o arrependimento mas a diferença esta que no primeiro nos sabemos que fizemos a coisa certa.

    Mas isso tem remédio, podendo ser um engov antes e um depois ou se preparar para realizar algo novo e ficar consciente que a ressaca pode vir, mas não apagará o que já foi desenhado.